Você sabe o que 
 

 

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). É geralmente leve, especialmente em crianças e adultos jovens. No entanto, pode causar doenças graves e pessoas mais velhas ou com problemas de saúde podem precisar de cuidados hospitalares. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

é o Coronavírus?​

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por através de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador e outros. A doença pode se espalhar entre pessoas e quando alguém toca nessas superfícies ou objetos podem acabar se infectando ao tocar diretamente as mãos no nariz, na boca e no olho. É por isso a importância do distanciamento e uso de máscara.

Como é transmitido?

Como se Proteger?

 

Lavando as mãos com sabão todos os diais, principalmente, se você estava na rua ou em contato com outras pessoas.

 

Não colocar os dedos nos

olhos, na boca e no nariz.

 

Usar álcool gel quando estiver fora de casa fazendo compras ou outras funções necessárias.

Quem deve usar a máscara?

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da saúde do Brasil aconselham que pessoas com os sintomas do Covid-19 utilizem máscaras ao sair em público para evitar infectar e espalhar o coronavírus  para outras pessoas. Além disso, a recomendação é para que médicos e agentes de saúde que esteja tratando de pacientes com casos confirmados também utilizem máscaras.

Tosse Seca

Febre acima

de 37,8ºC

Dificuldade

para respirar

Quais são os Sintomas?

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

Coriza e dor de garganta

Geralmente os sintomas se confundem muito com uma gripe normal, no entanto,  podem aparecer sintomas mais graves como falta de ar e febre por mais de 2 dias (acima de 37.8ºC), além de ocorrer o óbito.

Sinais de gravidade?​

© 2020 por Medictalk. Desenvolvido por 

Agencia Vaca Amarela.png